quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como tudo começou...


Olá, meu nome é Sofia. Moro em Brasília e sou adestradora de cães. Resolvi criar este blog para dar dicas de adestramento para todos que tiverem interesse. Bom, como este é o post de abertura do blog, vou contar um pouco da minha história para vocês saberem quem eu sou e saberem como me tornei adestradora. Eu poderia dizer que tudo começou quando eu nasci filha de um adestrador de cães, mas não foi bem nesse momento que a minha história com adestramento começou; pois afinal de contas, eu nunca tive muito contato com o meu pai e nunca o vi atuando como adestrador. Na verdade, eu sempre tive animais e sempre procurei entendê-los. Senti-los e compreendê-los olhando-os nos olhos. Sempre tive uma conexão muito forte com os animais, algo inexplicável. Algo simplesmente sensitivo, se vocês virem o filme "Instinto", talvez tenham uma noção do que estou falando. Mas a ideia de eu adestrar surgiu quando em 2008, eu ganhei uma boxer que sujava minha mãe quando ela ia sair de casa. Ela me pediu para resolver o problema, mas eu não tive coragem de colocar a minha linda Vamp na mão de qualquer adestrador. Então, na falta de conhecer um adestrador de confiança em Brasília, resolvi fazer um curso de adestramento com o Carlos Souza que havia me sido recomendado pela adestradora Paula para quem eu dava monitoria na UnB.



Em 2009 fiz o Curso de Adestramento Básico com o Adestrador Carlos Sousa e já comecei a me interessar pelo negócio. Deixar os cães responsáveis e fazer os donos felizes era muito gratificante e ainda dava para ganhar dinheiro com isso. Então resolvi começar a me aperfeiçoar e fazer mais cursos de formação de adestradores. Fiz então o Curso de Táticas Policiais e Segurança Federal K9 ainda com o Carlos Souza. Comecei a adestrar cães e entrei no ramo do adestramento. O adestrador Carlos Souza foi morar no Canadá para fazer cursos de adestramento e trabalhar com cães lá. Em 2011 ele veio ao Brasil ensinar as técnicas de adestramento que ele aprendeu, fiz o curso e aprendi várias coisas novas.




Continuando os cursos de aperfeiçoamento, fiz mais um Curso Básico de Obediência e Comportamento Canino com o Adestrador Elber (Jeen Dog Training) do Rio de Janeiro em 2010, foi muito legal aprender técnicas muito diferentes com outro adestrador. Depois participei do Seminário Avançado de Adestramento de Cães com o instrutor Márcio Ferreira da Silva (Canil Escola - SC) e mudei bastante minha forma de trabalho ao ver as mil utilidades do uso da técnica clicker e target. Hoje, estou realizando um curso de agility com o Pablo Webar no Canil Social dogs e aprendendo este esporte para cães e seus donos. Sempre quis aprender agility e a união entre o homem e o cão em uma pista de agility é algo que trás lágrimas aos olhos de tão perfeito, uma equipe interespecífica.



O que mais? Bom, sou formada em Biologia pela UnB e durante a graduação fiz estágios em várias áreas, entre elas zoologia, comportamento animal e educação. Sou bacharel e licenciada em biologia. No adestramento uso quase tudo que aprendi na graduação. A licenciatura me fornece a didática para explicar ao dono o comportamento do cão e ensinar as técnicas utilizadas no treinamento deste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário