sábado, 7 de abril de 2012

Cursos de adestramento: nostalgia

Estou entre o segundo e o terceiro dia do curso de adestramento do Márcio Silva e resolvi fazer uma postagem nostálgica em relação a cursos de adestramento.
Nesses cursos, muito se aprende!!! Primeiramente, são sempre diferentes pessoas reunidas, diferentes técnicas e vivências, diferentes realidades, egos e diferentes formas de ver uma mesma situação mesmo que as técnicas utilizadas sejam bem semelhantes. Em cursos de adestramento, fica bem clara a importância do treinador no desempenho do cão. A autoestima do treinador, a forma de tratar o cão, o ânimo, as brincadeiras, a seriedade, a correção, o empenho, a perfeição, os comandos... tudo influencia demais em com o cão reage em 5 minutos de treinamento. Um adestrador não pode perder o "timing", tem que saber reagir rápido e corretamente ao que o cão faz. Assim, o cão cresce e o trabalho fica bonito.

Em cursos de adestramento vemos como estamos trabalhando, temos a chance de nos analisar e melhorar. Tanto a técnica quanto a forma de trabalhar. Às vezes quebramos muito a cabeça por não conseguirmos visualizar o que fazemos, como estamos trabalhando e lidando com as situações. Momentos de autocrítica são muito saudáveis e só tendem a melhorar o treinamento e a relação do adestrador com o cão e com o dono.

Um lembrete dos últimos cursos que fiz: transmita ânimo ao cão, mostre felicidade, brinque com ele e o elogie quando ele faz algo que você quer.
Treinamentos devem ser divertidos para você e seu cão, ame seu cão e saiba mostrar isso a ele da maneira correta. Exija algo dele e depois faça uma festa para seu cãozinho fofo!!!

Curso de Táticas Policiais e Segurança com Cães (novembro 2009) - Instrutor Carlos Souza


Curso de Obediência e Proteção Civil (canadian K9) - Instrutor Carlos Souza




Nenhum comentário:

Postar um comentário