domingo, 8 de abril de 2012

O que acontece depois que seu cão já aprendeu tudo que você queria?

Digamos que um adestrador foi à sua casa e ensinou seu cão os 5 comandos básicos de adestramento: junto, para, senta, deita, fica. Então, quando qualquer um destes comandos é dito, seu cão o realiza imediatamente com perfeição. O cão está pronto! O adestrador diz que terminou o trabalho de obediência e vai embora.
Digamos ainda que o dono deste cão foi muito interessado nas aulas de adestramento, acompanhou as aulas e treinou com seu cão todos os dias por 15 minutos enquanto o adestramento estava sendo realizado. Logo, o dono sabe como dar o comando e o cão sabe como realizá-lo.
Quando o adestrador entrega o serviço finalizado, o dono não pode se sentir "dispensado" do adestramento. O cão precisa de MANUTENÇÃO do treinamento. Logo, o dono e o cão devem estar sempre praticando os treinos.
A palavra "sempre" soa muito forte. Mas vamos analisar o que foi dito...
Primeiramente, por que você resolveu ter um cão? Muitos respondem "porque eu gosto de cães". Se você gosta do seu cão, você deve gostar de interagir com ele, certo? Bom, se isso é verdade, o adestramento está perfeitamente encaixado, pois o adestramento nada mais é do que uma maneira saudável de interagir com o cão (isso, na técnica que eu trabalho). O adestramento impõe dominância do dono em relação ao seu cão, além de exigir que ele pense e faça exercícios. A brincadeira e o carinho após a correta realização de algum comando é muito saudável. Um passeio de 15 minutos faz bem ao cão e ao dono se o cão souber andar no junto sem puxar o dono. O adestramento deve estar inserido em toda a rotina de relacionamento entre os dois, antes de dar comida, antes de brincar, antes do carinho, exigindo  dele, ele será mais feliz e valorizará o que você está oferecendo.
Pontos importantes:
*Na natureza, nada é de graça. Tudo tem um custo, faça seu cão trabalhar para você e dê-lhe a recompensa. Ganhar algo merecido é muito mais prazeroso.
*Digamos que você aprende a falar inglês. Depois de 5 anos sem praticar, você vai saber inglês? Bom, a resposta é a mesma para os comandos aprendidos no adestramento! Faça manutenção treinando continuamente o seu cão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário