terça-feira, 24 de setembro de 2013

Castrar faz o cachorro parar de fazer xixi na casa toda? Não, precisamos ir na origem do problema!!!

Castrar faz o cachorro parar de fazer xixi na casa toda??? 
A resposta é NÃO, mas pode reduzir o xixi pela casa dependendo do caso.

Primeiro precisamos ver a causa do problema. Xixi fora do lugar correto é um sintoma. A causa pode ser problema urinário ou outra doença qualquer, ansiedade, ou até porque o cão é muito filhote e não sabe aonde deve fazer as necessidades.

O xixi pela casa em cães acima de 6 meses pode ser associado à adolescência. Nesse caso, os hormônios sexuais, como a testosterona nos machos, pode estar associada à insegurança e marcação de território. Porém, este não é o único fator que leva a este comportamento. Na maioria dos casos de dominância, o comportamento é determinado por uma série de fatores associados à relação do cão com o ambiente e com o dono. Então, a castração não resolve o problema, a solução é uma mudança comportamental mostrando ao cão que não é ele quem manda naquele território.
Então, caso o cão seja dominante e esteja marcando território para dizer que é ele quem manda ali, a solução é reduzir a dominância dele.

Mas então você vai dizer que o cão é dominante devido à testosterona e que se ele não tiver mais os testículos produzindo este hormônio ele vai parar de ser dominante. Aí eu vou dizer que não tem nada a ver. A testosterona é um dos aspectos que atuam na dominância, mas não é o principal; se fosse, todos os machos seriam dominantes e não é isso que acontece. Se a testosterona fosse tão determinante na dominância, nenhuma fêmea dominaria nenhum macho, pois os machos têm muito mais testosterona que as fêmeas, porém existem fêmeas dominando machos. Dizer que a testosterona determina o comportamento do cão é uma visão determinista, simplificadora de um comportamento complexo que depende de toda uma gama de interações e análises que o cão faz da situação.  
Vou dar um exemplo: imagine você tem medo de ter sua casa assaltada e resolveu colocar uma cerca elétrica e alarme em todas as portas e janelas para tentar se sentir mais seguro. Então, um amigo seu fala para você que isso é coisa da sua cabeça e que tudo que você tem que fazer é tomar um remédio psiquiátrico para te dar mais segurança e resolver seu problema. Você então segue as recomendações do seu colega e vai ao psiquiatra que te receita tal remédio. Mas o tempo passa e seu amigo vê que mesmo você se sentindo mais seguro, você não retirou a cerca, nem o alarme da casa. Então ele te pergunta o por que e você provavelmente responde que não porque já está instalado e queira ou não acaba protegendo contra algum bandido que queira entrar na sua casa.
Moral da história: o remédio melhorou a paranoia, mas não fez com que a proteção fosse menor. Com o cão é a mesma coisa. Se ele protege a sua casa, ele já está com este comportamento “instalado” nele. Retirar a testosterona dele pode reduzir um pouco da dominância, mas não vai mudar a visão de mundo que ele tem.
Então, castrando o cão, existem grandes chances do seu problema ainda continuar...
Não seja determinista achando que o problema do seu cão é a testosterona, ele é muito mais que apenas o reflexo de um hormônio.

http://olharbeheca.blogspot.com.br/2012/02/o-rato-filosofo-discute-o-determinismo.html

Nesse caso, é muito importante a presença de um adestrador que consiga te mostrar os momentos de dominância do seu cão e fazer um plano de trabalho para modificar tal comportamento. Dica: evite métodos agressivos e punitivos, seu cão não precisa sofrer. Ele precisa da compreensão que é você quem manda.

Agora vários bons motivos você castrar seu animal de estimação:




O mesmo ocorre com cães:







E além disso, quando resolver ter um novo cãozinho, adote um animal em uma feira de adoção da sua cidade!

Amor de bicho não se compra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário