quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cuidados ao passear com seu cão

Dicas para você em seus passeios diários com seu cão
- Sempre utilize materiais (guia, coleira, peitoral, focinheira) de qualidade, verifique o material que a guia e a coleira são produzidos.
-  Deixe seu animal sempre com uma plaquinha de identificação no seu animal com o seu celular e o seu nome.
- Cuidado com as peças de metal que podem ceder, abrir ou quebrar.
- Aperte bem a coleira no pescoço do seu cão, deixando dois dedos de folga para que não fique muito apertada. Verifique se a coleira não sai pela cabeça.
- Cuidado com o peitoral, pois vários cães conseguem sair do peitoral.
- Cuidado com guias retráteis nacionais, pois elas podem estourar a máquina interna e te deixar "na mão". 
- Se você gosta de utilizar guia retrátil, prefira as que são produzidas na Alemanha (germany) da marca Flexi (http://www.flexiusa.com/) é um produto caro, mas que vale a pena pois é bem mais resistente. As marcas nacionais costumam estragar e você vai ter que comprar outras, é o barato que sai caro... Compre as que são produzidas com fita (tape) em toda a sua extenção, não com fio (cord). Compre sempre verificando o tamanho do seu cão (1 para pequeno porte, 2 para médio, 3 para grande). Dica para conseguir este material mais barato: compre pela internet, por exemplo pelo próprio site ou pela Amazon (http://www.amazon.com/). Ou peça a um amigo de viagem trazer este produto do exterior.
- Se você tem uma guia retrátil de fio, cuidado, este material fino pode cortar a perna de pedestres que passeiam pela rua, pois em contato com a pele o fio pode chegar a fazer machucados fundos que pode deixar marcas por bastante tempo. O fio fica quase invisível com o ambiente colorido em volta. Cuidado!
- Sempre recolha as fezes do seu cão, é um ato civilizado e evitará que você crie inimizades com as pessoas. Mantenha sua cidade limpa! E utilize saquinhos próprios para tal função, pois estes são biodegradáveis e podem ser comprados em pet shops ou mercados.
- Utilize seu animal como personal trainer, fará bem a você e ao seu cão ter uma rotina diária de exercícios.

A importância de manter seu animal sempre na guia durante os passeios
Andar com o animal solto pode parecer legal, mas existem várias situações que você realmente pode perder o controle do seu cão e ter resultados catastróficos. Para entender melhor os riscos, pense nas situações abaixo:
- seu cão encontra restos de comida na rua e passa mal ao comer alimentos indevidos.
- a rua é cheia de sujeiras, imagine seu cão com uma camisinha na boca ou comendo fezes de outros animais ou até de pessoas. As fezes humanas muitas vezes são atrativas por seu odor forte e acaba tendo muitos nutrientes que são resultados da nossa alimentação. É nojento, mas o pior é que comendo fezes, o cão pode se infectar com verminoses ou contrair alguma doença de quem deixou as fezes ali.
- cães são caçadores e podem por instinto começar a perseguir um animal, enquanto faz isso pode se perder ou atravessar uma rua e ser atropelado por algum carro.
- geralmente os cães domésticos não sabem atravessar a rua e não conhecem o perigo que ela oferece. Muitas vezes, o cão se interessa por algo no outro lado (como uma fêmea no cio) e pode ser atropelado ao tentar atravessá-la.
- nos passeios temos que sempre ter cuidado com a rua, às vezes o cão pode se assustar e cair nela, correndo grande risco.
- um cão agressivo pode vir atacar seu cão e você não conseguirá defendê-lo ou tirá-lo da ameaça.
- seu cão pode fujir de você quando perceber que você quer voltar para casa, causando grande transtorno. 
- e o caso mais sério é que seu cão pode morder alguém na rua e você ter que responder criminalmente por isso. Mesmo cães que não costumam morder podem se sentir ameaçados e morder alguém na rua.
* Se seu cão morder alguém na rua, pegue o telefone da vítima e passe o seu para ela. Leve a pessoa imediatamente a um posto de saúde para tomar a vacina anti-rábica, mesmo que ambos já sejam vacinados. O cão deve ser mantido sob observação por 10 dias e qualquer alteração de comportamento deve ser informada à vítima, principalmente se o cão começar a evitar a claridade (fotofobia) ou resolver parar de comer. Pois neste caso, a vítima terá que tomar mais três doses de vacina anti rábica.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje eu estava indo pegar um ônibus e resolvi ajudar uma mulher que estava tentando pegar o cão dela que estava solto da guia e ela não conseguia capturá-lo de volta. Peguei o cão e acabei levando uma mordida quando fui falar com a dona para ela prender ele. Consegui controlar o cão quando ele começou a me morder, mas a vontade dele era de ficar me mastigando, este é o problema da mordida por agressividade e medo. Imagine se fosse uma pessoa sem experiência querendo ajudar a senhora a pegar o cão...

Veja a foto do meu braço após a agressão: 

Ps: Estou bem! Depois farei uma outra postagem específica sobre cuidados a se tomar quando você for agredido por um cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário