sábado, 7 de fevereiro de 2015

Adestramento Solidário - Entenda o projeto: o que, como, porque, onde, quando?


SOLIDÁRIO
A ideia é ajudar aos animais abandonados, que sofrem maus tratos, que ninguém vê, ninguém quer, aquele feio, mal cuidado... mas que quando você resgata, vira o mais bonito, saudável, carinhoso, querido e amado! Mesmo depois de todo sofrimento, ver a felicidade e a paz de um animal resgatado é gratificante. Este Projeto de Adestramento Solidário visa ajudar aos que precisam.
Tal missão deve ser de todos, a responsabilidade é nossa! 
O nosso cãozinho que tem filhotes e os filhotes deles têm filhotes.... e isso se repete em um ciclo sem fim! Se você não castra seu cão, algum descendente dele acabará nas ruas, passando frio, fome, pegando doenças e podendo morrer atropelado. Assim, todos nós somos responsáveis por estes cães.
Porém, existem pessoas que se juntam em prol desta causa, a fim de se unir para conseguir ajudar a um maior número de animais, se organizarem e sensibilizar pessoas a adotar os cães resgatados e tratados. Estas pessoas precisam de apoio e dinheiro para continuar resgatando, tratando, levando estes resgatados ao veterinário para serem vacinados, fazerem exames e serem castrados. Estas pessoas são chamadas Protetores Independentes. Eles podem nos ajudar a fazer o controle populacional de cães e gatos do seu bairro, pois eles têm conhecimento de como fazer isso. Não leve o problema para eles resolverem, ajudem eles a resolver os problemas, peça ajuda para você poder resolver ao problema da sua região! Juntos somos fortes e podemos ajudar a um maior número de animais. Seja um "Lar temporário", pois os animais resgatados precisam ficar em algum lugar enquanto não encontra um dono, e se ninguém puder ficar com ele, os protetores precisarão pagar hospedagem para este animal, em vez de gastar este dinheiro para castrar mais animais e resolver o problema. O bom do lar temporário é que é como se você tivesse várias visitas, não tem a parte de não ter com quem deixar quando você viaja,  você cuida de um animalzinho lindo e além de se sentir bem em ajudar, você vê no olho do animal a gratificação do seu ato, além de praticar o desapego, que segundo Buda é a causa do sofrimento e uma das coisas que nos impede de alcançar a iluminação.

ADESTRAMENTO
Há mais de um ano busco uma forma de transmitir o conhecimento de adestramento que tenho a um maior número de pessoas, informando-as e melhorando a interação delas com os cães. Já pensei em muitos modelos, mas o que acho que tem maior eficácia é a palestra, pois é possível reunir um maior número de pessoas, abordar vários temas, explicá-los de maneira mais clara e promover a possibilidade de melhora da interação dos humanos com os cães. Como estas palestras terão temas específicos de acordo com os problemas comportamentais dos cães (ou outros temas que forem sugeridos), haverá a possibilidade dos participantes compartilharem experiências em um grupo de Facebook, e organizarem encontros para socializar os cães. Desta maneira, o adestramento será mais prático, social, agradável e interessante, pois poderemos debater soluções para os problemas também. Farei uma palestra com o que sei, mas não sei tudo, estou sempre estudando para saber mais e encontrar novas saídas, maneiras melhores de resolver aos problemas, ao final da palestra, podemos debater sobre soluções possíveis para determinados problemas de difícil resolução.
Pretendo fazer uma palestra por mês, provavelmente em um dia de semana à noite, das 19h às 21h.
O cronograma é o seguinte:

Fevereiro: Palestra sobre Adestramento de Filhotes. 10/02/2014 das 19h às 21h na UnB.
Meta: Ajudar ao Salvando Vidas Protetores Independentes (SPVI)
-Xixi e cocô em locais indevidos.
-Destruições e mordidas.
-Hiperatividade, pulos, latidos, passeios.
-Problemas de comunicação.

Março: Comunicação Canina e Agressão. 12/03/2014 das 19h às 21h na Proanima (116 norte).
Meta: Ajudar à Proanima (http://www.proanima.org.br/).
É necessário compreender a linguagem canina para evitar uma agressão. Ver os cães conversando no passeio pode ser muito engraçado, mas também pode ser um terror quando não se entende o que está acontecendo. Esta palestra visa explicitar a comunicação canina, traduzindo seus significados a fim facilitar que o cão seja respeitado ao conseguir comunicar o que ele deseja. 
Para que você possa se divertir vendo os cães conversando, mas para que acima de tudo, você aprenda a respeitar! 
Nenhum cão ataca do nada! Ele começa insinuando, murmura, fala.... mas se você não ouve, ele acaba tendo que berrar, e o berro é a mordida. 

Abril: Condicionamento, comandos e suas utilidades.
O Adestramento surgiu a partir de conceitos de condicionamento. Assim, é imprescindível conhecer as bases do condicionamento para compreender as técnicas de adestramento, otimizando o treinamento canino. Os comandos são aplicações de técnicas de condicionamento. 
....mas você quer mesmo um cachorro de circo? Bom, aprenda também para que servem todos estes famosos comandos.

Maio, Junho, Julho... dê sugestões de palestras que vocês tenham interesse.

As inscrições para as palestras serão feitas pelo e-mail adestradorasofia@gmail.com, mediante doação de pelo menos R$ 30,00 para um grupo de protetores animais no momento da inscrição. Cada mês será escolhido um grupo de protetores para ser ajudado.

No momento do evento você pode doar roupas, pois os protetores fazem bazares para arrecadar dinheiro para pagar as despesas dos animais. 
A doação de medicamentos de uso animal ou humano, como analgésico, anti-inflamatório, cicatrizantes e antibiótico também são aceitos, pois podem ser aproveitados no resgate e castração dos animais abandonados.


Ps: Se você não entendeu porque o Capitão Planeta está no Cartaz de Divulgação da primeira palestra, veja o primeiro episódio do desenho: https://www.youtube.com/watch?v=qMlEshY70XI
Quando somos crianças queremos salvar o mundo... porque quando crescemos e podemos salvá-lo o sonho se perde? Ah, acho que podemos sim fazer diferença...

Nenhum comentário:

Postar um comentário